sexta-feira, 27 de julho de 2007

Dúvida

Desde bebé que eu nunca acordei a Matilde para mamar. Primeiro se o fizesse ela com sono fazia birra, não mamava, e depois ficava mal disposta e ninguém a aturava; Segundo eu sempre achei que quando tinha fome que chorava - se não chora e dorme é porque está bem.
Agora esta questão põe-se pelo seguinte ela só bebe leite de manhã e à noite, antes de ir para a cama. Ontem comeu a sopa às 20h e adormeceu por volta das 21h30m (não a quero obrigar a ficar acordada para beber o leite antes de ir dormir) e mais ou menos às 23h15m (hora de beber o leite) estava agitada, mexia-se muito, mais do que o habitual. Eu fiquei a pensar se seria fome e o sono estaria a pesar mais e ela não conseguia acordar. Eu ainda pensei em dar-lhe o leite com ela a dormir, mas tive receio que ela ficasse mal disposta.
Custa-me que ela fique sem o leite da noite porque além de agora só beber duas vezes leite, ainda é pequenina para ficar tanto tempo sem comer.
Como é que vocês costumam fazer? Acordam os bebés? Dão-lhe o leite e dormir? Deixam-nos sossegadinhos?
Estou com um dilema porque não sei o que fazer.

6 comentários:

Cristina e Omar disse...

Como temos os nossos filhos da mesma idade, eis o q eu faço:
Não o deixo dormir depois do jantar.
Tento sempre q ele faça um soninho antes do jantar. Se não fica com uma birra e não janta nada!
Geralmente dou-lhe o jantar por volta das 19:00 ou 19:30, pois assim, dou-lhe o biberão mais cedo ou o banho mais cedo.
Eu ainda pensei em não dar-lhe o biberão, mas tenho medo q ele acorde a meio da noite com fome.
Como eles já têm quase 1 ano, não precisamos de contar as 3 horas religiosamente. Só faço isso quando é dia de banhinho.
Nos dias q não toma banho, 2horas e meia após o jantar, vestimos o pijaminha e damos o biberão. E depois, toca a dormir.

Eventualmente, vai haver uma altura em q eles jantam e depois caminha, sem leitinho, mas por enquanto é melhor dar o leitinho, para se sentirem mais aconchegados.
Esta é a minha opinião e a minha maneira, mas cada cabeça, sua sentença.

Kelly disse...

Como a Kika ainda é amamentada, não sei muito bem como responder à tua questão. Mas com ela damos-lhe banhinho por volta das 19:30 e depois do banho toma o leitinho. Se adormecer de seguida tudo bem se não antes de nos deitarmos mama mais um bocadinho...
Mas se calhar podes experimentar uma vez dar-lhe o leite a dormir - se conseguires e logo vês como reage....

teresa disse...

Eu concordo contigo Cristina, não gosto de a deitar sem o leitinho porque acho que fica melhor e passa melhor a noite. Mas o meu problema é que eu chego a casa por volta das 19h40m/45m é muito tarde, e o que acontece é que às vezes a minha mãe já lhe deu a sopa e eu não posso dar-lhe o banho - dou-lhe banho todos os dias quase sempre depois do jantar tenho de esperar as 3h o que faz beber o leite por volta das 23h ou até mais tarde e a essa hora ela muitas vezes já está perdida de sono e temos de a obrigar a ficar acordada. Para lhe dar ao fim de uma hora ou hora e meia o leite ela não o bebe porque não tem fome.
Vamos ver como vou resolver o assunto, mas de uma coisa eu tenho a certeza não quero que ela volte a deitar-se sem o leitinho.
Obrigada pela ajuda Cristina e Kelly.

Anónimo disse...

Eu também saio sempre tarde do escritório e quando o vou buscar já são quase 22h.
Normalmente ele adormece no carro mas volta a acordar quando o tiro.
Entre o bocadinho que aproveito para brincar com ele, despi-lo e limpá-lo para o deitar são 23:30h. Hora perfeita para o leitinho da noite, uma vez que a minha mãe dá-lhe o jantar por volta das 20h.
Bebe o biberão, deixa-se dormir logo a seguir e só acorda por volta das 9h.
O banho dou-lho de manhã assim que ele acorda e antes do biberão.
Ele também tem que fazer um soninho antes das refeições se não, com a birra, não come nada.
Acho que a solução é mesmo conjugar os nossos horários com os dos miúdos e fazer as necessárias adaptações.
Beijocas!
Marta Cristina
http://pitukicesdamama.blogspot.com
http://pitukinhoepitukices.blogspot.com

Monografia_Pai disse...

Olá!

Muitos parabéns pelo vosso bebé:)

Ainda não sou pai, mas espero que não falte muito! Depois de ver estes blogs ainda aumento mais essa vontade…

O meu nome é Gonçalo Coelho, sou aluno finalista do curso de Psicologia no ISPA, em Lisboa. Venho desta forma pedir a vossa colaboração no trabalho de final de curso que estou a realizar, cujo tema é “O pai na gravidez e no puerpério”. A supervisão do trabalho está a cargo do Mestre Luís Sousa Ribeiro. Este tema aborda a experiência que o homem vive durante a gravidez e os primeiros meses de vida do(a) filho(a). Deste modo, o meu trabalho dirige-se a pais (apenas homens) que tenham um filho com poucos meses de idade, o que a julgar pela informação no bolg corresponde à sua situação . A sua participação envolve apenas o preenchimento de dois questionários, os quais poderei enviar por mail. Basta-lhe preenchê-los e reenviá-los para mim já preenchidos.
Se está disposto a participar, envie o seu “Sim” para monografia_pai@hotmail.com. Uma vez recebida a sua confirmação, procederei ao envio dos dois questionários.

Nota: Todos sabemos da importância e do valor da mãe junto dos filhos, mas o que o pai vive e sente durante a gravidez e os primeiros meses de vida do filho continua por responder na íntegra. Muitas vezes assistimos ao esquecimento do pai. Como tal, este é um tema pouco estudado na Psicologia, pelo que a sua participação será de enorme valor!

Certo da sua colaboração, desde já lhe endereço os meus sinceros agradecimentos!
Gonçalo Coelho

Sara disse...

EU com a Matilde, quase sempre lhe dou o leitinho.
ELa toma banho todos os dias por volta das 20, 20,30, e depois dou-lhe o jantar, e cerca das 00,3 1 da manhã dou-lhe o leitinho com ela a dormir, e depois mudo-lhe a fraldinha e ponho a dormir e é até ao outro dia. Por vezes à dias que ela nao bebe o leite porque janta muito tarde, mas ela também nao acorda com fome.
EU tento coordenar as refeições dela com os meus horários.
Bjs
Sara