quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dormir

Este é um tema muito complicado cá em casa.
A Matilde nunca foi daquelas crianças de adormecer às 21h, ou até mais cedo, e dormir até às 9 do outro dia.
A minha filha desde sempre lutou contra o sono. Aquelas 12 horas que os médicos recomendam para dormir durante a noite e mais uma sesta de 2 hora é para esquecer aqui em casa.
Ela por norma adormece só a partir das 23h. Deita-a mais cedo. - dizem vocês. Pois já o fiz e ela dá voltas e mais voltas na cama e fala, canta, brinca e acaba por adormecer por volta desta hora.
De manhã, como vai para a avó por volta da 7h30m, na maior parte dos dias ainda vai a dormir e vai sempre de pijama. Nos dias que vai acordada bebe o leite e ainda dorme mais um bocado, outros dias acorda quando chega à avó, bebe o leite e volta a dormir e tem dias que chega a dormir e continua a dormir e bebe o leite quando acorda. Por norma acorda por volta das 9h da manhã.
De tarde vai sempre dormir e varia ente 1h, 1h30m e muito raramente dorme mais.
De inicio eu ficava preocupada com o número de horas que ala dormia , agora já não. É o ritmo dela e não noto que seja menos desenvolvida porque não dorme as horas aconselhadas pelos médicos, não fica mal disposta nem insuportável.
O outro assunto ainda mais polémico é o local onde a minha filha dorme.
Para que não hajam dúvidas ela tem 25 meses (2 anos e um mês) e dorme no meu quarto na cama de grades.
Mas, e há sempre um mas, ela adormece sempre, mas sempre na minha cama e depois o pai coloca-a na cama de grades que está no meu quarto, do meu lado.
Há 2 noites que a Matilde acorda de madrugada gelada porque ela mexe-se muito a dormir e depois descobre-se, eu vou cobrindo, mas ela consegue ser mais rápida, e então esta noite dormiu connosco a noite toda. Fica quentinha e dorme ela e nós.
No Verão ainda pensei mudá-la para o quarto dela onde tem já a cama "grande", mas o pai não deixou.
Eu não sei se isto vai afectar a minha filha, se vai ser menos independente. Mas é assim que se dorme lá em casa. E não vejo prespectivas de mudar.
Precisava de escrever isto. Desculpem o testamento.
Parabéns a quem chegou aqui.

2 comentários:

Sara disse...

Olá Teresa, a minha Matilde ainda dorme na caminha de grades no meu quarto tendo também a caminha grande e o quartinho dela todo montado e a historia foi a mesma , o pai não a deixou mudar no verão, mas ela não se destapa, dorme a noite toda quentinha, mas este verão vai ter de ir para o quartinho dela.
Bjs

Lisa_pt disse...

Olha o Gil também adormece sempre na nossa cama, mas desde os 6 meses que o coloco no quartinho dele, dp de adormecer, mas se acordar de noite é certinho q pede para ir para a nossa cama e acaba por ir, pois assim acabamos por domir ao invés de ninguém dormir devido ao berreiro que ele depois faz, se ñ o levarmos...
Mas quanto ao facto de achares que ele fica fria quando dorme sozinha, eu também achava isso e optei por comprar "ninhos" ou lá como é que aquilo se chama, já depois de o Gil adormecer coloco-o lá dentro e fico com a certeza que mesmo que tire os cobertores não vai passar frio, além disso deixo ligado no quarto dele o calorífico a óleo, no mínimo. O que é verdade é que nas três últimas noites dormiu lá, para acordar só quando eu lá vou às 8h30 e hoje nem queria acordar de tão quetinho que lá estava...

O que é verdade é que quando ele dorme no quartinho dele, também nós dormimos melhor...
Nós optámos logo por colocá-lo lá, mais cedo ou mais tarde vais ter de tomar essa opção, mas acho q qt mais velhos estão melhor se apercebem das circunstâncias e dp ela é capaz de não achar piada à mudança. Mas também acho q o mais importante é que tds se sintam bem!

Beijokas