quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Desenvolvimento

Já há muito tempo que não conto as aquisições da minha princesa.
Cada dia que passa está mais bonita e aprende mais coisas. A Matilde ainda não anda sozinha tem muito medo. Precisa de se sentir segura por isso quer sempre uma mão, um dedo ou uma camisola (vestida por um adulto) para se agarrar e andar. Quando não consegue senta-se no chão e arrasta o rabinho( estica um aperna e encolhe a outra e com a ajuda de uma mão arrasta-se pelo chão).
Adora os cd's e dvd's, assim como a aparelhagem (o pai não acha muita piada), a televisão, os comandos e a grande paixão os telemóveis.
A Matilde ainda não fala, só imite sons sem qualquer significado, mas entende tudo o que lhe dizemos. Quando lhe pergunto pela lua (que ela adora) aponta para o céu, e por vezes aponta sem lhe perguntamos, conhece e sabe onde estão os aviões, aponta com o dedo para tudo o que quer, se lhe digo: "Matilde vamos levar o lixo." ela olha logo para a saca e pede colo. Pede para lhe tirar os cintos da cadeira de comer (agarra nos cintos e faz um som como a pedir para os desapertar). Conhece e reconhece as pessoas, diz adeus quando vai embora sem ser necessário dizer para o fazer, atira beijos. Adora "ferrar-me no queixo", não faz com a intenção de ferrar, mas como tem os 2 dentes é o que acontece. Também ferra mesmo, mas pelo que vejo parece que é uma "moda" que anda por aí (que andamos a tentar irradicar lá de casa).
Já choraminga quando não a deixamos fazer o que quer e faz queixa de que não a deixaram fazer. As birras começam a aparecer, então assim doente agravam-se.
Quando lhe perguntamos se quer alguma coisa ela responde "ié" (Sim na linguagem da minha filha) e abana a cabeça a confirmar.
Sofre de mãezite. Sábado o pai estava a dar-lhe a sopa e ela não comia e apontava para mim eu disse "queres que a mãe te dê a sopa?" e saiu um "ié" e comeu a sopa toda. Só quer o meu colo e quer que seja eu fazer-lhe quase tudo.
Fico feliz com isso, mas por vezes é complicado conciliar.
É muito vaidosa adora que lhe digam que está bonita. É muito curiosa.
Quando dizemos que cheira mal ela encolhe o nariz e respira rápido. Fica linda.
Ficam aqui alguns exemplos do que ela faz, mas muito mais haveria a escrever. Como sabem cada dia tráz uma novidade.
Amo cada vez mais a minha filha. Sou feliz por ela e com ela e claro com o marido.

P.S. Que grande testamento.

1 comentário:

Carla disse...

Está linda. Deve estar enorme. Está numa idade que eu acho magnífica.

Beijos