quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Novidades

Apareceu, ontem, o terceiro dente da Matilde o incisivo central no maxilar superior.

Já alguns dias que a Matilde diz "Oiá" igual a Olá.
Só agora o registo aqui porque já aconteceram outras situações em que parecia que ela dizia uma palavra e não o era. Mas esta é oficial porque já a repetiu várias vezes (mesmo a nosso pedido) e já o faz há algum tempo.
Primeira palavra "Oiá" (olá).

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dentes


A Matilde teve o primeiro dente aos 10 meses e o segundo nasceu mais ou menos uma semana depois (os incisivos centrais no maxilar inferior). Segundo este "mapa" deveria ter à volta de 5 dentes.

Com 13 meses só tem esses 2 dentes. Os outros dentes será que se esqueceram de nascer?

As pessoas dizem -me que quanto mais tarde nascerem os dentes mais doloroso é para a Matilde. Eu fico preocupada com ela.

Às vezes...

Sinto falta de alguém com quem conversar sem ser julgada. Que entenda todas as minhas dúvidas, indecisões, confusões e loucuras.
Sinto falta de uma "melhor" amiga.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Parabéns a você nesta data...

A Matilde adora que se cante os parabéns e está sempre a pedir. Bate palmas e se não cantamos os parabéns ela resmunga até o fazermos e se cantarmos outra música ela chora.
A novidade é que agora faz com as mãos "a galinha põe o ovo..." e quer que cantemos os parabéns (inovações).


Nota 1: Ontem, desde as 20h até às 23h, sem exagero cantei umas 10 vezes os parabéns.

Nota 2: Quando era pequena detestava que me cantassem os parabéns. Chegava a chorar. Ainda hoje não gosto. Será castigo???

Desenvolvimento

Já há muito tempo que não conto as aquisições da minha princesa.
Cada dia que passa está mais bonita e aprende mais coisas. A Matilde ainda não anda sozinha tem muito medo. Precisa de se sentir segura por isso quer sempre uma mão, um dedo ou uma camisola (vestida por um adulto) para se agarrar e andar. Quando não consegue senta-se no chão e arrasta o rabinho( estica um aperna e encolhe a outra e com a ajuda de uma mão arrasta-se pelo chão).
Adora os cd's e dvd's, assim como a aparelhagem (o pai não acha muita piada), a televisão, os comandos e a grande paixão os telemóveis.
A Matilde ainda não fala, só imite sons sem qualquer significado, mas entende tudo o que lhe dizemos. Quando lhe pergunto pela lua (que ela adora) aponta para o céu, e por vezes aponta sem lhe perguntamos, conhece e sabe onde estão os aviões, aponta com o dedo para tudo o que quer, se lhe digo: "Matilde vamos levar o lixo." ela olha logo para a saca e pede colo. Pede para lhe tirar os cintos da cadeira de comer (agarra nos cintos e faz um som como a pedir para os desapertar). Conhece e reconhece as pessoas, diz adeus quando vai embora sem ser necessário dizer para o fazer, atira beijos. Adora "ferrar-me no queixo", não faz com a intenção de ferrar, mas como tem os 2 dentes é o que acontece. Também ferra mesmo, mas pelo que vejo parece que é uma "moda" que anda por aí (que andamos a tentar irradicar lá de casa).
Já choraminga quando não a deixamos fazer o que quer e faz queixa de que não a deixaram fazer. As birras começam a aparecer, então assim doente agravam-se.
Quando lhe perguntamos se quer alguma coisa ela responde "ié" (Sim na linguagem da minha filha) e abana a cabeça a confirmar.
Sofre de mãezite. Sábado o pai estava a dar-lhe a sopa e ela não comia e apontava para mim eu disse "queres que a mãe te dê a sopa?" e saiu um "ié" e comeu a sopa toda. Só quer o meu colo e quer que seja eu fazer-lhe quase tudo.
Fico feliz com isso, mas por vezes é complicado conciliar.
É muito vaidosa adora que lhe digam que está bonita. É muito curiosa.
Quando dizemos que cheira mal ela encolhe o nariz e respira rápido. Fica linda.
Ficam aqui alguns exemplos do que ela faz, mas muito mais haveria a escrever. Como sabem cada dia tráz uma novidade.
Amo cada vez mais a minha filha. Sou feliz por ela e com ela e claro com o marido.

P.S. Que grande testamento.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

1ano, 1 mês, 1 semana e 1dia








Só por curiosiddae.

Actualização

A Matilde está um pouco melhor, pelo menos já não tem febre.
Mas hoje acordou, novamente, por volta 5h00m (penso que estava com dores porque o choro era como um gemido e ponha a mão no ouvido).
Estou com uma pedrada.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Otite...novamente

Esta noite a Matilde acordou às 5h00 a chorar e com febre (38º). Meti um Be-nu-ron, tirei-lhe o pijama e passado meia hora ela tinha 37,1º. Pensamos que seria algum dentinho a aparecer.
Foi para a minha mãe com a indicação de controlar a febre e ir intercalando o Be-nu-ron com o Brufen, se necessário.
A meio da manhã ligo para saber como ela estava. A minha mãe diz-me que ela tinha acabado de vomitar o leite e que está com febre. Como demoro à volta de hora e meia a chegar do trabalho a casa foi a minha mãe com ela à médica, que fica a 5 minutos de carro. (Durante o tempo que soube o que se passou até a minha mãe ligar, senti-me a pior mãe do mundo por não poder estar com a minha filha. Ai euromilhões, que nunca mais sais!!!)
A minha menina está novamente com uma otite. Vai fazer, novamente, antibiótico e tomar o Be-nu-ron e o brufen (para controlar a febre). Parece que a partir dos 12 meses só aparecem problemas, até agora foi sempre muito saudável.
A minha mãe disse-me que ela entretanto adormeceu. E que vontade eu tenho de ir embora e abraçá-la, dar-lhe muitos beijos e miminhos (sinto-me tão impotente perante estas situações - que desespero). Tenho de ser racinal e esperar até logo.
Ó tempo passa depressa.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

13 meses...

Um ano e um mês de ti meu amor. Amo-te.


Já está melhor da otite e da constipação. O nariz é que ainda está um pouco ranhoso.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ontem tivemos que fazer uma visita ao Sr. Dr..
Diagnóstico: muito constipada e o inicio de uma otite.
Tratamento: a Matilde está tomar, pela primeira vez, antibiótico e umas gotas orais.
Hoje está um pouco melhor e ao almoço já comeu melhor.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A Sr.ª D.ª constipação resolveu visitar-nos, mais uma vez, e instalou-se na Matilde.
Temos uma menina ranhosa, com o nariz tapado, aborrecida, com falta de apetite e que a noite que passou acordou às 4h00m e não dormiu mais.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

"Ábu..."

Ontem depois de comer a sopa ouço a Matilde a dizer : "Abú! Abú!" e quando olhei ela estava a apontar para o copo da água.
Tentei que repetisse mais vezes, mas sem efeito.
"Abú" é água. Será que está a começar?

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Abraço

Uma das coisas que melhor sabe é um abraço da minha filha, mas para ser melhor é quando vem acompanhado com um beijo de boca aberta cheio de baba. Tão bom!!!

Agora...ainda pior...

A Matilde, como já sabem, dorme na cama de grades, mas no meu quarto.
Quando fomos à consulta dos 12 meses a médica aconselhou que a Matilde fosse dormir para o quarto dela por todos os motivos e mais alguns.Ela continua a dormir no meu quarto.
Quando semana passada esteve constipada e custava-lhe a adormecer vinha para a minha cama e quando adormecia o pai ponha-a na cama dela.
O que aconteceu? Ela habituopu-se e agora quando a deitamos ela passado um bocado "pede" para vir para a nossa cama e se recusarmos chora. Resultado lá a trazemos.
Agora é que a situação piorou para a mudar para o quarto dela.

Sabe tão bem adormecer enroscada na minha bebé.