quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Matilde

- A Matilde já há algum tempo que sabe dizer sim. Mas, penso que por preguiça, quando lhe perguntámos alguma coisa que a resposta seja "Sim" ela respondia um "Hem" (acho que nem sei escrever) saía um som que entendiamos como um Sim.
Ontem quando estava a perguntar sobre o dia dela, a Matilde respondeu-me várias vezes com um "Sim", bem dito e certinho.
Parece que já passou a perguiça.
-E já conta até 10, nunca diz o 1 porque se eu digo vamos contar e começo 1 e ela vai dizendo os outros número, mas nunca repete o 1.
- A Matilde não sabe as cores, apesar de eu ir dizendo isto é azul, vermelho e por aí fora. Mas conhece o amarelo. Ela tem vários travessões e tem um amarelo que lhe ofereceram e adora de paixão aquele travessão (apesar de ter um igual mas cor-de-rosa) . Quando lhe quero pôr um travessão só quer o amarelo. Então fica assim toda de cor-de-rosa e com um travessão amarelo. Só visto.
- Já anda a comer melhor a sopa e a restante comida que quer comer sozinha. A roupa, a cadeira e o chão da cozinha ficam em estado de sítio, mas ela tem de aprender. Continua a adorar fruta.
Um Domingo que fomos passear, passámos por uma zona que tinha senhoras a vender fruta e ela queria uvas e tive de comprar porque ela não se calava "queio uvas".
- Já fica mais tempo a brincar com os brinquedos sem pedir a nossa atenção ou presença. Adora uma bneca que é o seu bébé. Passeia-o no carrinho, põe-o a dormir tapado com um pano e diz "Mãe, chiu (com o dedo na boca), o bebé está a rrrr (barulho do ressonar)." Continua doida por bolas.
- Anda muito meiguinha, dá muitos beijos, rechochudos e deliciosos. Muitos Xis que eu adoro.
- Faz as suas birras, chora, mas nada que eu considere muito alarmante, pelo menos para já. Se falarmos com calma e conseguirmos deviar a atenção para outra coisa a birra passa.
Estes dias queria alguma coisa que o pai não deu, então sentou-se no chão e fez cara de amuada. A mim só me dava vontade de rir. Depois passou.
- Já diz "Bigada" (obrigada)na altura certa e faz-lo muitas vezes sem a mandarmos.
- Anda nos treinos do pote por iniciativa dos avós. São mais as vezes que corre mal do que bem. Eu nem tento. A avô insiste, vamos ver no que vai dar.
Não me recordo de mais nada, mas é certo que muito mais coisas haveria a dizer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma verdadeira senhora!
E já sabe distinguir a cor que lhe calha!
;)
Beijos!

Sandrocas disse...

lINDA!
Assim é k é!
Uma mulherzinha!

Jokas

Kelly disse...

Ai que amorosa crescida!! Aqui a cor da Kika é o roxa - rosa...mas creio que é influência da irmã...lol